Peru lembra 20 anos do golpe de Fujimori

7 de abril de 2012 at 1:20 pm Deixe um comentário

Manifestações populares e denúncias de órgãos de direitos humanos marcam a data

Marcio Zonta

correspondente em Lima (Peru)

No dia , 5 de abril, completou-se 20 anos do golpe de Estado imposto por Alberto Fujimori, no Peru. Manifestações na Praça San Martin, no centro de Lima, relembraram os oito anos de duração da imposição política que destituiu o poder judicial, o Congresso da República e as garantias constitucionais com intervenção no Ministério Público e Conselho Nacional de Magistratura.

Para o jornalista Gustavo Goriti, sequestrado na ditadura Fujimori, “o golpe foi um assassinato à democracia, submetendo todos os peruanos a uma situação horrível que deixa marcas até hoje”.

Com instituições públicas debilitadas e uma política econômica orientada por pequenos grupos e cujas violações aos direitos humanos se tornaram uma regra, o jornalista assinala que o regime deixou como herança "uma política econômica com uma forte concentração de riqueza, uma corrupção generalizada, um regime político baseado no clientelismo e o envenenamento dos princípios do país”.

Com os dizeres: “Fujiratos nunca mais”, os manifestantes da Praça San Martin, na maioria jovens, lançaram uma campanha contra a volta da família Fujimori ao poder – com cartazes e fotos de sua filha, Keika Fujimori, que ficou na segunda colocação na ultima eleição presidencial.

Regalias no cárcere

Condenado a 25 anos de prisão por delitos de corrupção e atividade políticas de lesa humanidade, Fujimori vive recluso numa cela exclusiva na sede de Operação Especiais da Polícia Peruana.

Parlamentares e ativistas de direitos humanos denunciam que o ex-ditador tem diversas regalias e deveria ser transferido para outro centro penitenciário. “Todos os presos do país tem que ter um tratamento igualitário, por isso, a situação de Fujimori tem que ser revisada pelo Instituto Nacional Penitenciário (Inpe)”, reclama o congressita Diez Canseco, do Partido Nacionalista Peruano.

Canseco denuncia ainda que “temos relatos de pessoas que não querem se identificar, de bandas musicais, que ingressam para festas noturnas com participação de muitas pessoas de fora sem horário para sair”.

Segundo ele, outro agravante ocorreu no cárcere de Fujimori. “A campanha presidencial de Keiko Fujimori foi manejada muitas vezes de dentro da prisão, com reuniões e organização de material político”.

Para a advogada Gloria Cano, da Associação pelos Direitos Humanos e secretária-executiva da Coordenação Nacional dos Direitos Humanos, “não tem por que existir essa situação de privilégio com conivência da Inpe, pois Fujimori cometeu diversos crimes e todos somos iguais perante a lei”.

Anúncios

Entry filed under: América latina. Tags: .

MST inicia Abril Vermelho na Bahia América Latina é fonte de inspiração para esquerda francesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS PSOL São Paulo

  • PSOL ingressa com ação de inconstitucionalidade da lei anti-pichação de Doria
    PSOL INGRESSA COM AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI ANTI-PICHAÇÃO DE DÓRIA O PSOL São Paulo ingressou na tarde desta quarta-feira, dia 08 de março, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de São Paulo questionando a Lei Municipal n° 16.612/2017, que instituiu o “Programa de Combate às Pichações” na capital. Aprovada pelo […] […]
  • Nota de repúdio à violência policial que reprimiu ato pacífico na USP
    O PSOL repudia a ação da Polícia Militar que reprimiu violentamente uma manifestação pacífica que ocorria hoje, dia 7 de março de 2017, em frente ao prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), em função da pauta bomba que seria discutida no Conselho Universitário (CO). Esta reunião do CO tinha como pauta aprovar […]
  • Projeto de pontos de cultura de São Carlos é interrompido unilateralmente pelo MINC: anúncio de um desmonte estadual em São Paulo
    Por Djalma Nery Com a tendência a entender cultura como entretenimento e eventos pontuais, políticas públicas processuais e de fomento prolongado a determinadas linguagens e manifestações artísticas tem se tornado cada vez mais escassas no orçamento público. As escolhas da atual gestão do Ministério da Cultura apontam para um possível desmonte de políticas p […]
  • A Máquina do Tempo
    Por Manoel Francisco Filho Aprendi com Neil deGrasse Tyson que segundo teoria de Albert Aistein seria possível uma curva no tempo e espaço em algum lugar do Universo, haveria possibilidade de proporcionar um portal para outra dimensão. Nunca fui muito bom em Física, abandonei o curso de Processo de Produção no terceiro semestre, esta ignorância […]
  • Desemprego no Brasil é maior entre negras e negros
    Por Joselicio Junior O estudo feito pelo IBGE, divulgado no último dia 23 de fevereiro, sobre a taxa de desemprego no último trimestre de 2016, demonstram como população negra é a mais atingida nos momentos de crise econômica. Segundo os dados, o ano passado fechou com uma taxa média de desemprego de 12%, porém para […]

%d blogueiros gostam disto: